Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

23.4.11

Problemas com o xixi no lugar errado? Descubra o porque…


Quando falamos em xixi fora do lugar, primeiramente devemos entender qual a função da urina para os cães. A maioria das pessoas não sabe, mas a urina é utilizada como uma ferramenta de comunicação. Isso mesmo, ao contrário do que possa parecer, ela também tem esta função. Quando um cão cheira o xixi de outro, ele coleta diversas informações, como estado de saúde, sexo, estágio do ciclo estral, entre outras coisas. Neste artigo vamos entender três situações que podem fazer o cão urinar: submissão, ansiedade e dominância.
Xixi por submissão
Vemos esta situação muito claramente quando, por exemplo, damos uma bronca no cão e ele começa a urinar. Normalmente quando isso acontece, ele também irá adotar uma postura submissa, colocando o rabo entre as pernas. Como dissemos no início do artigo, a urina é uma ferramenta de comunicação e, muitas vezes, é utilizada para marcar objetos e seu próprio território. Quando o cão se sente inseguro por estar sendo repreendido, ele tenta mostrar ao dono ou a quem cuida dele que está totalmente submisso a ele, inclusive deixando claro que todo o seu xixi (aquele que serviria para marcação e demarcação) esta sendo jogado fora, demonstrando que ele não tem pretensão nenhuma de utilizar esta ferramenta e que o ambiente está no poder da outra pessoa. Este é um comportamento instintivo, que foi selecionado durante a evolução. Portanto, não adianta brigar com o cão por estar fazendo xixi nesta situação: na cabeça dele, ele já esta mostrando o máximo de submissão e mais broncas só iriam complicar ainda mais o entendimento dele: pela lógica canina, ele deveria fazer mais xixi, pois estaria entendendo que a pessoa da bronca não esta compreendendo a mensagem de “eu estou rendido”.


Xixi por ansiedade ou excitação
Esta situação é muito comum quando chegamos em casa: o cãozinho nos recebe com toda sua felicidade e não consegue segurar o xixi. É muito normal que isso aconteça com filhotes. Nesse caso, com o passar do tempo, em geral, eles conseguem adquirir o controle da urina. No entanto, ao perceber que se trata de um comportamento recorrente, devemos agir da seguinte forma: visto que este xixi está sendo feito por uma alta excitação do cão, devemos tentar controlar o estímulo que causa esta ansiedade. Quando chegamos em casa, por exemplo, não devemos fazer aquela baita festa para o cão. Ignore-o por alguns minutos e quando ele já estiver calmo, vá até ele e diga um "oi".


Xixi por dominância
Nesse caso o cão estará disposto a mostrar a um terceiro (seja outros animais ou pessoas) que os objetos e o local estão impregnados com seu cheiro, pois ele é quem manda ali. Para lidar com esta situação, devemos conseguir interromper este comportamento no momento em que estiver para ocorrer: podemos dar um susto no bicho – fazendo muito barulho com uma lata cheia de moedas, por exemplo. Junto com este treino devemos estimular e recompensar os xixis feitos nos locais corretos. Além disso, devemos assumir um papel de líder no grupo, o qual não permite que  exista este tipo de marcação. Essa liderança deve ser adquirida por meio de treinamento e metodologias que valorizem as atitudes corretas, desta maneira o cão sentirá prazer em ter alguém no comando, e não precisará ficar reafirmando sua posição hierárquica pela marcação com o xixi.

                                          (Créditos: Dr Pet




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, ~~Seja sempre Bem Vindo (a) ~~ :D
(deixe o seu comentário, que eu respondo assim que puder !