Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

21.7.11

10 Mitos Caninos !

  Aqui estão os 10 mitos mais comuns entre donos de cães: 



1.    Nariz quente e seco é sinal de que o cão esta doente…
Ao longo do dia, o nariz de cães e gatos pode estar úmido e frio em um momento e mais quente e seco em outro. Essas variações na ausência de outros sintomas é totalmente normal. Doenças são mais comumente indicadas quando o nariz quente e seco também acompanha outros sintomas como: letargia, falta ou diminuição de apetite, vomito, diarréia, etc…
2.    Cães só enxergam em preto e branco…
Essa e uma lenda urbana muito comum. Cães não podem ver o mesma gama de cores que nós humanos devido a fisiologia dos seus olhos: Eles possuem somente duas células especializadas em seus olhos, chamadas cones (humanos possuem 3). Os cães enxergam azul, amarelo e suas combinações.
 
3.    Meu cão é feliz pois esta sempre abanando o rabo…
Na maioria das vezes um rabo abanando significa que o cão esta contente. Entretanto, especialmente em situações diferentes e possivelmente estressantes, a forma que seu cão move o rabo pode indicar que esta agitado, tenso, ansioso ou pronto para brigar. O rabo abanando pode ser o primeiro sinal de que algo esta errado.
4.    Meu cão esta com dor de barriga, por isso come grama…
Alguns cães adoram o gosto e a textura da grama. Se forem brotos novos e molhados, melhor ainda. Meus cães mesmo, comem grama como se fossem vacas! A grama ajuda a conduzir a comida pelo intestino e as vezes pelo caminho inverso (causando vomito).
5.    Castrar o cão quando filhote faz com que ele cresça menos…
Sim, é verdade que castração pode resultar em menos massa muscular e em uma cabeça e peito mais estreitos, entretanto o macho castrado desde filhote é tipicamente mais alto do que o não castrado. A testosterona age fechando o crescimento dos ossos longos, fazendo com que machos não castrados sejam geralmente mais baixos e mais compactos. A melhor solução é consultar o seu veterinário sobre a melhor época para castrar seu cão, pode haver variação dependendo da raça e do tamanho do cão. (Também considere as consequências muitas vezes indesejadas de não castrar seu cão)
6.    Dar alho para o cão evita pulgas...
Um estudo mostrou que dentre dois grupos de cães, um suplementado com alho e outro não, o grupo de cães que recebeu a suplementação acabou tendo mais pulgas do que o outro.
Quem diria... Pulgas gostam de alho!
Fale com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer tipo de suplementação.
 
7.    Meu cão lambe seus machucados para ajudar a curá-los...
A língua dos cães é áspera e abrasiva. Isso pode ser muito bom para que se limpem mas lamber constantemente feridas, geralmente resulta em mais inflamação e cura mais lenta.
Lamber-se exageradamente é uma causa comum de diversos problemas dermatológicos.
Não deixe seu cão lamber feridas abertas ou pontos cirúrgicos e avise seu veterinário se seu cão estiver se lambendo incessantemente.
 
8.    A boca do cão é mais limpa que a do homem...
Ok, vamos considerar essa resposta antes de deixar seu cão lamber seu sorvete...
Humanos (pelo menos a maioria) limpam sua boca pelo menos uma ou duas vezes ao dia, cães se muito, recebem escovação infrequente (seja honesto!).
A boca dos humanos raramente entra em contato com bactérias externas; por outro lado cães...   bem...  digamos que bactérias na boca de um cão são mais a regra do que a exceção.  Adicione a isso o fato de que cães tem uma tendência natural de sempre que possível,  cheirar e comer lixo, comida estragada e fezes. Portanto, a boca do seu cão não é mais limpa que a sua.
9.  Dar banho vai secar o pelo do meu cão...
Dar banhos com frequência e utilizando produtos impróprios podem sim secar a pele e o pelo do seu cão. Nunca dar banho no seu cão pode gerar acumulo de sujeira e bactérias que podem levar a problemas dermatológicos. Manter seu cão limpo é uma parte muito importante de se ter um cão, escovação frequente ajuda a manter seu cão limpo e com o pelo e pele saudáveis, só dar banho não adianta.

Outro problema dos banhos excessivos é o fato de que muitas vezes esses banhos são dados em pet shops onde secadores são utilizados podendo causar danos a pele do cão. Algumas raças precisam de limpeza e escovação diárias, especialmente se moram dentro de casa.

Banhos infelizmente tem sido utilizados como alternativa para não ter que escovar seu cão em casa. Aqui cabe um pouco de bom senso.
Fale com um veterinário (de preferência um que não tenha uma pet shop com banho) e pergunte quanto banho é bom e quanto banho é demais.
10. Cães podem passar pulga...
Não, e da mesma forma, cães não pegam piolhos de humanos. Isso porque piolhos e pulgas são específicos de espécies. Piolhos gostam de cabelo humano e pulgas gostam de pelo de cachorro.
(Fonte: http://dantedogworks.com.br/artigos/mitos_sobre_caes.html


Foi bom saber disso tudo.. principalmente do último.. que bom que as pulgas tem la suas preferências rsrsrs



3 comentários:

  1. Eu pensava que eles enxergavam todas as cores mesmo! Rss.

    ResponderExcluir
  2. hauhauahuah Brigadinhaa Deniise, Uiiii sucesso pro seu Bloguito também, maiis ja faz néah !!

    Te adoroo- Beiijinhos

    ResponderExcluir
  3. eu tb pensava isso.. que pena rs

    sucesso pra nós duas *-*

    tb Jackie :D bjoo .-.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, ~~Seja sempre Bem Vindo (a) ~~ :D
(deixe o seu comentário, que eu respondo assim que puder !