Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

2.8.11

Cães também podem doar sangue e salvar vidas

Muitos cães são considerados heróis por farejarem bombas ou defenderem seus donos de ataques fatais. Mas, no silêncio das clínicas veterinárias, muitos cães salvam vida com um ato heroico: a doação de sangue.
 
A transfusão muitas vezes, pode ser a única possibilidade de vida de cães e gatos vítimas de vários tipos de doença ou debilitados após um acidente. E, assim como entre os humanos, é uma atividade que depende da boa vontade do doador, ou, nesse caso, do dono do doador.

Dentre os males que levam o cão a precisar de sangue estão a intoxicação por veneno de rato que causa uma hemorragia severa, acidentes e traumas, cirurgias e doenças de fígado e rim, verminoses severas e a erliquiose ou babesiose, doenças transmitidas pelo carrapato.

O diagnóstico da doença do animal irá determinar se o cão precisa de sangue fresco, congelado ou apenas de componentes isolados. Como poucas clínicas dispõem de bancos de sangue caninos, a solução está muitas vezes, na disposição de outro amigo de quatro patas em doar sangue.

Cada cão pode doar de 10 a 20% de seu total de sangue o que permite que um cão de pouco mais de 50 quilos possa doar entre 500 e 700 ml de sangue. Essa quantidade pode ajudar um ou vários cães, pois em muitos casos, o animal receptor precisa apenas de pouca quantidade de sangue.

O tipo sanguíneo dos cães é muito mais difícil de ser estabelecida que a dos humanos. Mas, mesmo assim, o risco de uma reação provocada por incompatibilidade é muito pequeno numa primeira transfusão.
O doador ideal precisa:
- Ter entre nove meses e 7 anos, aproximadamente
- Pesar mais de 25 quilos
- Ser dócil
- Ser vacinado anualmente contra raiva e contra cinomose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose e coronavirose (doenças combatidas pela vacina V8).
- Ser submetido a exames de sangue de forma rotineira e de preferência sempre antes de uma doação,
- Jamais ter tido contato com carrapatos (transmissores de parasitas)
- Não pode ter histórico de doença grave
- Não pode ter recebido sangue em transfusão

Por isso, se você é proprietário de um cão que se encaixe no perfil de doador, não negue uma doação ser for requisitado. Além de seu cão estar fazendo o bem para outro animalzinho doente e para toda a sua família que certamente estará apreensiva nesse momento, amanhã pode ser o seu mascote que pode precisar de uma pata amiga e receber uma doação de sangue. Pense nisso e ajude o seu cão a fazer o bem. Permita que o seu bichinho de estimação seja um doador canino!



Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária
Especialista em clínica e cirurgia – UFV
Mestre em cirurgia – Unesp
 -
http://www.petshopauqmia.com.br/
 
Achei isso muito interessante, não tinha ideia de que um 
cãozinho poderia doar sangue ^^
D+.

2 comentários:

  1. Own! Parabéns pelo post! Por fazer um verdadeiro serviço! Postando algo tão útil e fofo!
    Amore! =$
    Mil desculpas, por favor! Quando você me enviou um tag eu estava atarefada nos dias e fui deixar pra depois e acabei esquecendo! Recentemente me chegou um desafio, e também era sobre postar dez fotos... foi aí que me lembrei! Perdoa-me por demorar tanto!
    Hoje finalmente coloquei isso em dia e postei o tag/ desafio aqui no http://ojeitoaline.blogspot.com (tipo, blog filial xD) Mas colocando o link no O Diário Thompson e vou avisar no post de hoje também!

    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  2. aa muito obrigado :D

    Não precisa se preocupar não as vezes eu tb demoro pra ver alguns comentários ou responder.. >.<

    espero que tenha gostado, Bjoo =]

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, ~~Seja sempre Bem Vindo (a) ~~ :D
(deixe o seu comentário, que eu respondo assim que puder !