Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

28.8.11

Quando desmamar um cachorro ?

Normalmente quando são pequenos são as "coisinhas" mais lindas do mundo!

Um filhote de cachorro esta pronto para desmamar com 30 dias.
Na fase de desmame, quando os filhotes já estiverem com 40 dias, e se alimentando com a papinha, podemos ajudar a secar o leite da fêmea diminuindo a comida e a água por 3 a 4 dias. Isso só deve ser feito sob a supervisão de um veterinário. Da mesma forma, medicamentos para secar o leite só devem ser administrados se o veterinário achar necessário. 
 
Aos 45 dias de idade, nunca antes dos 40 dias, os filhotes podem ser afastados da mãe. Mas lembre-se, nunca retire todos os filhotes de uma vez. Faça-o ao longo de 3 ou 4 dias para que a fêmea não fique desesperada procurando a cria ou corra o risco de desenvolver uma mastite. 

É legal acostumar o filhote com um ursinho de pelucia, um paninho enquanto ele ainda está junto a mãe, pois quando for separado ele ainda se sentirá familiarizado no ambiente em que estiver, junto ao seu paninho e ursinho.
O novo dono tem que saber que seu novo hóspede vai necessitar de carinhos e muitos cuidados, entre eles atenção, espaço, alimentação adequada entre outros.
 
Quanto a cadela ou gata estiverem amamentando e na fase de desmame, JAMAIS retire todos os filhotes de uma vez. Não tendo a cria para mamar, o leite acumulado "empedrará" causando inflamação, febre, perda de apetite e muita dor (mastite ou mamite). 

Dica: Devemos observar se ha leite saindo da cadela.
Como saber ? Quando os filhotes choram com frequência. Nesse caso, a amamentação com leite substituto é indicada. Existem leites substitutos industrializados para cães e gatos. Na falta dele, o veterinário poderá indicar uma receita caseira que será dada a cada três horas com mamadeira.

 
Fontes: Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)
http://jeitoanimal.blogspot.com/2007/01/filhote-de-cachorro.html

 


2 comentários:

  1. Lindo blog. Amei a mamãezinha dando mama pros bebês. Que fofura.... Lindo! Lindo! Lindo!
    Tô SEGUINDO o blog. Venha conhecer o meu e SEGUIR também, será um prazer.
    Te espero com alegria.

    KIPPY

    ResponderExcluir
  2. Olá... AMEI sua visita em emu bloguinho e o lindo e carinhoso recadinho. Obrigada por seguit, tbm te sigo e gostei deste cantinho (futura veterinária... Com certeza).
    Volte sempre ao meu bloguinho, os amigos queridos do coração são SEMPRE bem vindos!
    Bom final de semana e fique com o Papai do Céu.
    Te espero, e sempre venho passear por aqui, pode esperar tbm.
    Aus 1000 com amor e carinho da amiguinha...

    KIPPY

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, ~~Seja sempre Bem Vindo (a) ~~ :D
(deixe o seu comentário, que eu respondo assim que puder !