Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

21.4.12

Como acostumar o cão com a chegada do Bebê


Muitos casais adquirem um cão antes de ter um filho, para ter a experiência de “aprender a cuidar”. Um cão com certeza demanda grande parte de nosso tempo com cuidados e educação e é uma boa maneira de “treinar”. A partir daí, após uma experiência bem sucedida, resolvem que é hora de ter um filho e surge a seguinte questão: como acostumar o cão à chegada do bebê? Esta experiência deve ser agradável tanto para o cão, que não deve sentir que esta perdendo espaço na família e passar a não gostar do bebê, como para a o recém-nascido, que deverá interagir com segurança na presença do cão.
A primeira recomendação deve acontecer antes de o neném nascer. Visto que uma nova rotina irá se estabelecer na casa após o nascimento da criança, devemos modificar nossas atitudes antes deste dia chegar, ou seja, se o cão terá um espaço restrito na casa (por exemplo: o cão não puder mais entrar no quarto que será destinado ao bebê) devemos adotar estas mudanças antes que o novo morador venha para casa, pois queremos evitar que o cão faça associações negativas relacionadas exatamente à chegada criança e passe assim a desgostá-lo. Imagine-se na posição de seu cão: tudo parece perfeitamente normal até que chega algo “estranho” (que sequer deixam você chegar perto) e, do dia para noite, além de perder dois terços da atenção que estava acostumado a ter, não pode mais entrar em diversos cômodos da casa. Você iria odiar esta novidade, não?
Já que entramos no quesito “atenção”, lembre-se, faz parte da necessidade natural do cão ter atenção e se exercitar, portanto, mesmo que não se tenha condições de prover o mesmo entretenimento para nosso amigo canino é importante lembrar que, de alguma maneira, deveremos suprir este lado, pois caso contrário surgirá um cão muito infeliz, podendo exibir problemas de comportamento devido a esta carência.
Parabéns, o bebê nasceu! Uma boa dica é levar a roupinha ou lençol que esteja impregnado com o cheiro da criança para apresentar ao cão. Assim ele já vai conhecer seu novo amigo pelo odor, o que pode minimizar a curiosidade inicial.
É muito importante que exista uma relação bem equilibrada entre o cachorro e as pessoas da casa. E mais: que educação, obediência e liderança coexistam em harmonia. Quando colocamos um cão perto de uma criança ou bebê somos responsáveis pela saúde e integridade de ambos os indivíduos. Portanto, seu cão deve respeitar limites com facilidade para assim conduzirmos uma interação segura. Da mesma forma, devemos controlar o bebê para que não machuque o bichinho com puxões, por exemplo, o que também pode evitar que o cão morda a criança ou passe a ter medo dela.

Texto: Daniel Svevo (Consultor de Comportamento da Equipe Cão Cidadão) Revisão e Edição Final: Alex Candido          Dr Pet
--
---

6 comentários:

  1. otimo blog e bom texto permanessa assim http://quasetudosobreanimais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom " ) gostei... Olha quando tiver um tempinho veja esse link, acho que você não vai gostar do que vai ver, mas eu só estou te avisando, antes que vc descubra de uma forma pior :D

    link: http://www.idedicatemylifetoyoudogs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá amiguinhos.... Tudo bem??
    Passando para desejar a voces um ótimo final de semana com direito a feriado e tudo... OBA!!!!
    Muita diversão e alegria a todos nós.
    DIVIRTAM-SE!!!
    Fiquem com o Papai do Céu.
    Aus 1000 e Beijos 1000 com amor e carinho das amigas...

    KIPPY & LILLY

    ResponderExcluir
  4. oi!
    tudo bem? descupe incomodar. XD
    sempre que posso dou uma passadinha aqui para ver as novidades, mas vim aqui hj pra te convidar a participar do sorteio que está rolando no meu blog, que vale uma camiseta meme do ME GUSTA!
    aqui está o link:
    oblogdapp.blogspot.com
    por favor, é muito importante que você participe. X3
    espero vc anciosamente lá!

    ResponderExcluir
  5. aa que pena, cheguei tarde :( obrigado por me convidar, seja sempre bem vinda aqui no meu blog ;) bjoo.. quem sabe na proxima eu ganho

    ResponderExcluir
  6. Isaa, eu nao consegui responder vc no seu blog ... ''/
    obrigado por me avisar sobre o plagio, amsi axo q ela nao esta nem aí..... q coisa viu :(

    bjoo isa ;)

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, ~~Seja sempre Bem Vindo (a) ~~ :D
(deixe o seu comentário, que eu respondo assim que puder !