Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

2.9.11

Mitos e verdades sobre a Castração


A castração é um assunto bastante discutido atualmente por todos aqueles que convivem com cães.
E, no que se refere a este tema, amplos debates já foram travados, estudos realizados e já não restam mais dúvidas de que promover a castração de animais de estimação é a medida mais eficaz para evitar abandono e maus-tratos a cães e gatos, pois evita o nascimento de inúmeros filhotes quem, em grande parte das vezes, acabam não encontrando um lar...
Mas, mesmo assim, falar sobre castração ainda traz a tona alguns mitos que precisam ser esclarecidos:

O cão castrado sofre por não poder mais acasalar?
A cirurgia de castração extrai ovários, tubas uterinas e útero nas fêmeas, e testículos nos machos. O cão não sente qualquer pesar após a cirurgia; ele/ela simplesmente não tem consciência do que aconteceu. Muito pelo contrário: como não mais estarão sujeitos aos efeitos dos hormônios circulantes, os cães passam a viver com mais tranquilidade, sem o inconveniente de estarem expostos aos instintos de procriação decorrentes dos hormônios.
O cão castrado engorda?
Não se pode culpar a castração pela obesidade dos cães! Na verdade, com a supressão dos hormônios, algumas atividades antes comuns, como buscar parceiros, marcar locais com urina e enfrentar possíveis “rivais”, não mais se fazem necessárias. Assim, cabe ao dono proporcionar ao cão outras atividades, para que este possa manter o mesmo ritmo de vida, sem também descuidar da alimentação.
A cirurgia é arriscada?
Médicos veterinários responsáveis realizam exames pré-operatórios nos cães e prezam pelos cuidados com anestesia e analgesia. É uma cirurgia simples em que, geralmente, os peludos voltam à ativa em poucos dias.
O cão deve cruzar ao menos uma vez antes de ser castrado?
Já está cientificamente comprovado que não existe qualquer relação entre o ato sexual e a boa saúde ou amadurecimento do cão. Na verdade, esperar pelo amadurecimento sexual pode, inclusive, trazer malefícios na relação dono-cão: o macho, ao aprender a marcar locais com urina levantando a perna, pode nunca mais perder este hábito adquirido, mesmo depois de castrado.
O cão castrado fica preguiçoso?
Não existe qualquer relação entre castração e letargia. Na verdade, se o cão engordar por falta de atividades, acabará ficando mais preguiçoso, pois tudo se tornará mais difícil. Além disso, os cães deixam de ser tão ativos à medida que envelhecem, mas as pessoas costumam associar este evento com a castração.
Finalmente, nunca é demais ressaltar os benefícios já efetivamente comprovados da castração:
- a castração realizada antes do completo amadurecimento sexual previne câncer de mama e de útero nas fêmeas, que ficam praticamente livres da chance de desenvolver essas doenças graves na velhice;
- a castração ajuda a evitar fugas, especialmente dos machos, que podem sentir o odor de uma fêmea no cio há dois quilômetros de distância;
- cadelas castradas não passam pelo inconveniente da gravidez psicológica (pseudociese), condição relativamente comum que as faz produzir leite e muitas vezes apresentar dor nas mamas neste período.
Assim, quando o assunto é castração, é muito importante deixar de lado falsas crenças, muitas vezes difundidas por gerações, e prezar, sim, pelo bem estar dos peludos!
---
Fonte: Texto: Cassia Rabelo Cardoso dos Santos (Adestradora Cão Cidadão)
Dr. Pet




5 comentários:

  1. Olá :)
    Eu não sabia disso sobre castração :)

    Beijos e tudo de bom
    .......................
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  2. eu não sabia de tudo isso, eu viii ficou umaa graçinha! (:

    Beeeeijos pra você e pra tekinha!(eu não esqço ela) hahah

    ResponderExcluir
  3. oi amei! vai no meu blog? www.bloglizzy.blogspot.com
    obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, ~~Seja sempre Bem Vindo (a) ~~ :D
(deixe o seu comentário, que eu respondo assim que puder !