Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

23.4.11

Como ensinar o cão a fazer xixi no lugar correto?

Seu novo cãozinho chegou em casa e depois de alguns minutos lá está ele.... fazendo xixi no tapete?!
Muitos donos acham que esfregar o focinho do cachorro no xixi é a melhor forma de resolver a situação. Esqueça! Isso não funciona, e ainda pode trazer problemas futuros. Ele não aprende desta forma! E além de tudo, você pode estar dando ao cão exatamente o que ele quer: a sua atenção!

  1. O treino deve começar cedo, logo quando o filhote chegar em sua casa. Não é difícil, mas requer calma e paciência. Para isso temos que colocar uma rotina, levar o cão várias vezes ao local apropriado, assim que ele acordar, depois de comer, antes de dormir. Temos que estimular que ele use o lugar correto.
  2. O local onde ele deve fazer suas necessidades deve ser um lugar de fácil acesso, e longe da caminha e das vasilhas de água e ração. Forre a área apropriada com bastante jornal e, com o tempo, vá reduzindo o espaço. Uma outra opção, aceita e aprovadas por muitas pessoas, é o uso de tapetes higiênicos – encontrados em petshops. Eles absorvem melhor a urina e tem um cheirinho que estimula os filhotes fazerem as necessidades ali.
  3. Quando o cachorro fizer o xixi no lugar certo, fale com ele: "Xixi, muito bem!!! Xixi!  Isso, xixi!!!" E logo que o cão terminar de fazer as necessidades, dê a ele um delicioso petisco, para que ele associe que, cada vez que usa o lugar certo para fazer xixi, ele recebe uma recompensa. Neste exato momento, o animal também estará recebendo sua atenção e ficará feliz com isso. Faça este procedimento várias vezes.
  4.  Importante: não esqueça que, o cão pode errar, então não fique bravo! E lembre-se que, se você usar violência para repreender seu cachorro, você pode ocasionar sérios problemas, como por exemplo, o cão ter medo de fazer suas necessidades na sua frente. Se isso acontecer, ele vai fazer em lugares escondidos e longe de você...                Outra coisa que pode acontecer, é o cachorro passar a errar de propósito, porque sabe que assim ele consegue a sua atenção. Por isso, cuidado com as suas reações!
  5. Evite também limpar o xixi na frente do cão. E, durante a limpeza, use um neutralizador de ambientes. Este é um produto especial para eliminar o cheiro de urina – e pode ser encontrado em petshops.


RESUMO DAS DICAS:
Definir o local correto e não deixar o pote de alimento, caminha ou brinquedos nesta área.
• Seguir uma rotina e deixar claro o que é certo.
• No começo, colocar vários locais como "banheiros" para o cão e ir reduzindo aos poucos.
• Recompensar quando ele acertar o local.
• Não dar bronca e não limpar o xixi na frente dele.

 (Credito: Dr Pet


Não olha não Mêrmão ! Faz o seu que eu faço o meu.


 

2 comentários:

  1. ois achei teu blog bem legal, ainda não tenho um caozinho, mas futuramente pretendo comprar ^_^, seu blog é leve e passa dicas bem informativas ah e adorei o post sobre o Hachiko, o akita japonês parabéns ^_^

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, ~~Seja sempre Bem Vindo (a) ~~ :D
(deixe o seu comentário, que eu respondo assim que puder !