Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

25.9.11


Por que os filhotes choram nas primeiras noites quando chegam em casa? A resposta é muito simples: os cachorrinhos têm esse comportamento para chamar atenção da mãe em momentos de estresse causado por motivos como a solidão, fome ou frio. A mãe, por sua vez, procura acalmá-lo no exato momento em que choram. Vamos pensar juntos: é um momento bem difícil, né? Afinal, o novo proprietário, ao levar o cachorro para casa, o separou da mãe e dos irmãos, e levou para um ambiente completamente diferente, com outros cheiros e barulhos estranhos.
É preciso passar confiança e tranquilidade ao cãozinho no ambiente em que ele ficará sozinho. Para isso, procure trazer do local onde ele vivia panos com cheiro da mãe e dos irmãos, e deixe-os onde seu cão vai passar a noite. Deixar um rádio ligado também colabora para que ele não sinta sozinho, ou algo que faça barulho, como um relógio com o som ‘’tic-tac’’ para distraí-lo. Dê a ele uma caminha bem gostosa e brinque bastante com o filhote antes de ele ir dormir.
A intenção é não deixar que o filhote se sinta completamente abandonado neste período de mudança. Temos que evitar situações demasiadamente estressantes. Neste caso, durante os primeiros dias, é aconselhável que o cãozinho durma mais próximo do dono. Deixe-o dormir junto de você até que ele adquira confiança e se familiarize com a casa nova.
Se você quer determinar um local específico para ele dormir, durante o dia leve-o ao lugar escolhido, brinque bastante e interaja com ele ali, para que ele associe este lugar a coisas bacanas.
Depois, inicie o treino de forma gradual: deixe o animal no local por alguns minutos, volte e fique um tempo com ele. Repita algumas vezes, aumentando o tempo ausência. Assim, ele aprenderá que você vai voltar, o que deixará muito mais calmo e tranquilo.
Importante: se o cão chorar, não vá até ele! Se o dono for ver o cachorro, toda vez que ele chorar, ele vai entender que, toda vez que reclamar, ganhará atenção e usará sempre essa tática. Para que isso não aconteça, procure recompensar seu cão quando ele estiver quietinho. E não dê broncas quando ele estiver chorando! A punição não ensina o cachorro ficar quieto, e pode criar problemas de comportamento e até afetar o seu bom relacionamento com seu animal de estimação.

Texto: Karina Pongrácz (Adestradora e Consultora de Comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Dr. Pet

7 comentários:

  1. aaah Tuquinha chorou tanto na primeira noite em casa =/ que mimei tanto ela que hoje em dia ela chora por qualquer coisa! Já o Marley foi abandonado na porta da minha casa não tinha mais que 1 mês de vida.

    Os dois dormem comigo (:
    ADOREI O POST S2

    ResponderExcluir
  2. .. e como choram na primeira noite, da dó :( quando ganhei minha tukinha fikei com ela acordada por varias noites cuidando dela *_* até ela se acostumar..

    Viu que legal, vc ganho um presente em sua porta (L) :D e escolheram a porta certa pelo visto :)

    PS: Minha tukinha tb dorme cmg :p

    Bjbjbj(:

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Gostei do post *--*
    Olha,estava com saudades de te visitar *--*

    Beijos e tudo de bom
    ...................
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  4. selinho para vc lá no meu blog.
    http;//blogbondmais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei , o texto amo os animais adoro cachorros gatos .
    seguindo seu blog me segui?
    adoraria que você me seguisse .
    Teka muito fofa . ^^
    Bezos ----> Bikoti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Seguindo tb, bj :) e vlw!




    Obs: Gente infelizmente to sem tempo de postar :(
    não esqueçam do meu blog ! >.<

    \o/

    ResponderExcluir
  7. gostei do blog mais n gostei muito do designer =)

    beeeijos

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, ~~Seja sempre Bem Vindo (a) ~~ :D
(deixe o seu comentário, que eu respondo assim que puder !