Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

Cães' Os Meus, Os Seus.. Os Nossos !

9.11.11

Ataques de Cães

Vamos entender um pouco sobre esse assunto, graças ao texto do Blog do Dr. Pet ...



Quando acontecem ataques de cães contra pessoas, uma antiga discussão sempre vem à tona: afinal, quem são os responsáveis pelo acidente?
Existem muitas questões que cercam este assunto: são animais que sofreram maus tratos e passaram a atacar? São raças agressivas? São cachorros que não foram educados corretamente?
Buscar por um culpado, sem antes fazer uma análise detalhada do problema, pode gerar soluções preconceituosas. Tais soluções, como a tentativa de proibir certas raças, por exemplo, costumam ser resultado da falta de conhecimento. Todos se acalmam, mas o problema não é resolvido de forma eficiente e correta.
Nos casos dos acidentes com cães, a questão é grave e complexa, pois muitas vezes o ataque pode ser fatal. No entanto, a maioria dos projetos de lei pensados para dar uma satisfação à população não levam em consideração fatores comportamentais importantes. Focar no extermínio de raças como uma solução simples para os ataques de cães é uma decisão totalmente equivocada!
Primeiramente, os proprietários precisam ser responsabilizados e educados. Muitas atitudes dos cães são reflexos do comportamento de seu dono e da criação que o animal recebe em casa.
Grande parte dos casos de ataques envolvendo cachorros ocorre após imprudências dos proprietários. Um dos exemplos mais comuns é o do cão que sai para a rua quando o portão é aberto para alguém sair com o carro. Dependendo da circunstância, um pedestre poderá ser atacado.
Toda pessoa que adquire um cão de porte médio ou grande precisa estar apta para criar. É algo que exige muita responsabilidade e disposição para educar corretamente o cão.
Quando digo cães grandes e médios, não significa que os pequenos não possam ser agressivos e atacar. É que no caso dos cachorros maiores, qualquer situação de ataque pode ser mais difícil de ser controlada.
E esqueça o mito de pit bulls superagressivos e labradores sempre bonzinhos. Nenhuma raça canina está livre de ter entre seus exemplares alguns agressivos. A variação de comportamento é muito grande em cada raça de cão, sendo que existem indivíduos extremamente mansos e dóceis em raças consideradas agressivas, como rottweilers, e exemplares extremamente agressivos em raças consideradas comumente mais tranquilas, como goldens e shih-tzus. Levando isso em consideração, aquela ideia que algumas pessoas têm, de eliminar uma raça específica, vai por água abaixo.
Para evitar que o animal venha a desenvolver alguns tipos de agressividade, fazer uma sociabilização, preferencialmente do cão ainda filhote, e treinar a liderança do dono são duas ferramentas fundamentais. Aqui no blog, a minha equipe já escreveu vários artigos com dicas bem bacanas sobre estes dois treinos. No site da Cão Cidadão você também pode encontrar dois artigos sobre este tema: O que pode tornar o seu cão agressivohttp://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=128 e Lidando com o cão potencialmente perigosohttp://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=98.
Importante: notando qualquer sinal de agressividade em seu cachorro, procure um adestrador ou especialista em comportamento animal. A agressividade é um problema sério e que pode colocar em risco a segurança do dono, do animal e de terceiros. Por isso, conte sempre com a ajuda de um profissional. Grande parte dos problemas podem ser resolvidos com bastante treino e dedicação.
E lembre-se: ande sempre com coleira e guia, para ter controle do animal durante alguma emergência.

---
Texto de: Alexandre Rossi
Minha fonte Preferida :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, ~~Seja sempre Bem Vindo (a) ~~ :D
(deixe o seu comentário, que eu respondo assim que puder !